Os impactos da pandemia do Covid-19 no desempenho escolar
A pandemia do Covid 19 está transformando a sociedade de maneiras profundas, expondo as desigualdades sociais e econômicas.
No esforço de controlar o número de transmissões, governos do mundo inteiro suspenderam as aulas presenciais nas escolas afetando 95% da população estudante mundial, a maior disrupção na educação da história. Os dados sobre a perda de aprendizagem durante o fechamento das escolas demoram mais tempo para surgir, ao contrário de setores sociais como a economia ou o sistema de saúde.
- Escolas e professores têm se esforçado para adotar soluções ao aprendizado baseadas na Internet, como também as avaliações e responsabilidades escolares. Surgiram contas de email, plataforma de exercícios e exames online. Os primeiros dados da aprendizagem online devem sugerir uma queda nos cursos concluídos e uma maior dispersão dos resultados dos testes. Evidências preliminares sugerem que as crianças gastam, consideravelmente, menos tempo estudando durante o confinamento e nesse período os alunos não conseguem manter o foco por horas e horas nas aulas online. Menos tempo e menor foco irão comprometer o desempenho escolar.
As instituições de ensino não oferecem ajuda para melhorar a defasagem. Escolas e centros de ensino devem seguir o currículo de cada fase, esperançosos que alunos e famílias assumam e resolvam a defasagem do conteúdo apresentado, como também a falta de foco dos alunos nas aulas online como também a redução no tempo dos estudos dos estudantes.
Muitos alunos resolveram testes sem saber o conteúdo da avaliação.
Da mesma forma, o ensino à distância priorizou um conteúdo básico e suscito, colocando menor ênfase nas habilidades do pensamento e os resultados diminuíram bastante a percepção de aprendizagem do aluno. Além do conteúdo e matérias obrigatórias de cada ano não foram absorvidas pelo aluno completamente.
- Em matemática por exemplo, as aulas online não trabalharam aspectos como o sentido dos problemas para ajudar os alunos a perseverar em resolvê-los e o raciocínio de forma abstrata e quantitativa.
Escolas em todo o país incentivam os pais a ajudar seus filhos em casa. Os pais estão ouvindo e apoiando a aprendizagem disputando as horas do trabalho versus o
estudo dos filhos. Entretanto as perdas são muito grandes e significativas aos pais resolverem sozinhos a defasagem de aprendizado da pandemia. Em muitos casos
será preciso encontrar instituições especializadas que possam criar um programa específico e trabalhar exatamente o que o aluno precisa. Contratar essa ajuda será um investimento crucial para avançar e garantir a aprendizagem escolar em 2021.