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Do you have any global aspiration for your business? What’s your company language strategy

Se você conseguiu entender esse título você é parte de uma minoria multilíngua. De acordo com Cíntia Toth Gonçalves – Head of English at British Council – os níveis de proficiência em inglês no Brasil são muito baixos. De maneira geral cerca de 5% dos brasileiros afirmam ter algum conhecimento da lingua inglesa (Learning English in Brazil; British Council Brasil, 2013). Para enfrentar a questão, é preciso olhar mais de perto o ensino formal, principalmente o público, considerando que 85% dos alunos brasileiros estão matriculados em escolas públicas. Professores e especialistas reconhecem que o ensino de inglês em escolas regulares não tem sido capaz de fornecer aos alunos um nível utilizável e funcional do idioma. A escassez de professores adequadamente qualificados, a quantidade de tempo dedicado ao ensino da língua inglesa – em geral, 1 a 2 horas por semana, a falta de equipamentos de ensino de línguas e salas de aula superlotadas são todos sintomas de nossa educação básica de baixa qualidade e da falta de uma política nacional para a aprendizagem da língua inglesa (ELL).  Por outro lado tem uma publicação  na Harvard Business Review que aponta que o idioma inglês  é a lingua que se espalhou mais rapidamente na historia da humanidade. Ele  é falado em um nível útil por cerca de 1,75 bilhão de pessoas em todo o mundo, ou seja, um em cada quatro pessoas no planeta. Existem cerca de 385 milhões de falantes nativos em países como os EUA e a Austrália, cerca de um bilhão de falantes fluentes em nações anteriormente colonizadas, como Índia e Nigéria, e milhões de pessoas em todo o mundo que o estudaram como segunda língua. Estima-se que 565 milhões de pessoas o utilizem na Internet. Já o idioma espanhol é falado por mais de 572 milhões de pessoas em todo o mundo, dos quais 477 milhões são falantes nativos, de acordo com um novo relatório do Instituto Cervantes do governo espanhol. Em seu relatório anual, Espanhol no Mundo de 2017, o instituto de língua e cultura descobriu que o número de falantes nativos de espanhol aumentou 5 milhões entre 2016 e 2017 (El pais, 2017)

No Brasil as empresas estão perdendo negócios e oportunidades aos concorrentes multilinguas. Se você deseja comprar ou vender, deve ser capaz de se comunicar com uma ampla gama de clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios. Usando o português estará contando com a sorte, limitando as transações à língua nativa. As empresas que não conseguem conceber uma estratégia linguística estão essencialmente limitando as suas oportunidades de crescimento, colocando-se claramente em desvantagem em relação aos concorrentes. Caso a sua empresa  tenha uma aspiração de crescimento e expansão  global é preciso elaborar a sua estratégica linguistica. Uma melhor compreensão do idioma fornece aos funcionários mais informações em primeira mão, o que é vital para uma boa tomada de decisão. Quando os funcionários lutam para se expressar nas reuniões ou são excluídos por não serem fluentes no idioma escolhido, a comunicação pode se tornar totalmente desagradável. Os gerentes globais devem lidar diretamente com essas questões para promover uma cooperação global produtiva. Eles devem ser sensíveis à forma como os funcionários de diferentes proficiências linguísticas estão interagindo. O objetivo é tornar mais fácil para falantes nativos e não nativos estabelecerem confiança e se comunicarem com eficácia. As observações dos gerentes devem incluir o seguinte: Quem participa das reuniões? Quem fala? Os melhores funcionários estão contribuindo ou a linguagem está atrapalhando? Então, é importante facilitar reuniões e ligações para que falantes não nativos e nativos tenham o mesmo tempo de antena. Freqüentemente, isso significa treinar as pessoas do idioma principal para falar menos e as pessoas do segundo idioma para falar mais. Também envolve definir agendas claras com antecedência, considerando o modo de comunicação e pensando com antecedência em coreografias de reuniões. Não esquecendo que sua estratégia linguística deve se ajustar à proposta de valor de sua empresa para os clientes se você deseja penetrar em vários mercados e coordenar-se entre eles. Você precisa considerar como infundir linguagem em suas práticas de talentos centrais a fim de entregar esse valor.

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